Bem vindo

Curtumes Boaventura

Convidamo-lo a conhecer a nossa empresa, a nossa cultura, a nossa filosofia, as nossas instalações, os nossos produtos, conhecer a nossa paixão à flor da pele.

Esperamos que a informação constante do nosso portal vá ao encontro das suas expectativas e que possa contribuir para um conhecimento mais aprofundado da organização.

Fotos da industria de curtumes em Portugal do inicio do século XX.

História

A génese da empresa remonta á década de 40, sendo fundada em 1945 pelo Sr. Boaventura Ferreira, pai do Sr. Narciso Ferreira actual administrador.

A sociedade Curtumes Boaventura Lda foi constituída 1980 com a segunda geração pelos filhos Narciso e César Ferreira.

Com o falecimento do Sr. César Ferreira em 1991 passou a ser o Sr. Narciso Ferreira o Administrador Geral da mesma.

No início dos anos 90 inicia-se o processo de internacionalização, com participações em várias feiras internacionais.  Aliado a um forte crescimento foram feitos sucessivos investimentos em tecnologia de ponta na área de produção e ambiente bem como na formação de recursos humanos.

Em 2000 a organização obteve a Certificação da Qualidade a ISO 9001, em 2005 a Certificação Ambiental ISO 14001 pioneira em Portugal no nosso sector.

Mantendo até aos dias de hoje uma melhoria continua dentro das exigências do mercado internacional. 

Explorando toda a tecnologia inovadora com objectivos de curtimentas mais sustentáveis passando por processos biodegradáveis, wet white, vegetal, etc…

70 anos de experiência

Estratégia

Estar hoje presente num mercado global e competitivo implica uma superação contínua dos mais elevados padrões a todos níveis.

Esta forma de encarar a competição empresarial permitiu-nos ao longo dos anos atingir uma posição de destaque no mercado nacional e internacional, desenvolvendo uma actividade de exportação regular para diversos países da Europa e do Mundo.

Política do Sistema de Gestão

Curtumes Boaventura Lda. perante uma competitividade cada vez mais forte e uma crescente exigência do mercado, adoptou uma política orientada para o respeito da Sociedade e Satisfação dos Clientes baseada em três vectores:
Qualidade e Ambiente
Preço
Prazo de Entrega

Assim, a conduta da organização assenta nos seguintes princípios:

– incentivar a melhoria contínua dos produtos, processos e sistema, pondo à disposição de todos os colaboradores os recursos adequados a um eficaz desempenho;
– definir funções e competências a todos os níveis hierárquicos, responsabilizando cada colaborador pela qualidade do seu trabalho;
– procurar alternativas ao processo produtivo com vista à preservação do meio ambiente, cumprindo a legislação e outros regulamentos aplicáveis, desenvolvendo uma consciência ecológica, racionalizando recursos e prevenindo a poluição;
– promover o envolvimento e o bom relacionamento entre todos os nossos colaboradores e entre a sociedade, fornecedores e clientes;

Pretende-se deste modo criar um forte espírito de equipa que proporcione um crescimento conjunto, antecipando as Expectativas dos nossos Clientes.

Compromisso com os Fornecedores

A missão de Curtumes Boaventura é promover a eficiência em todas as suas áreas de negócio, conquistar a lealdade e a máxima satisfação dos clientes.

Este compromisso determina que também os fornecedores e subcontratados de Curtumes Boaventura mantenham elevados padrões de comportamento, pelo que procura, de forma ativa, relacionar-se com entidades que partilhem o mesmo quadro de princípios e valores éticos por si seguidos.
Designadamente em matéria laboral, ambiental e que possam ter impacto na qualidade e segurança dos produtos colocados ao dispor dos clientes.

A seleção de fornecedores e subcontratados é realizada de forma imparcial, de acordo com critérios que se baseiam na qualidade e segurança dos produtos fornecidos ou serviços prestados, nas capacidades de inovação, de abastecimento, de performance, de confiança, de continuidade e de sustentabilidade ao longo do tempo.

Para tal, os nossos fornecedores são avaliados anualmente, segundo os seguintes critérios:

Fornecedores de matérias primas
Cumprimento dos prazos, qualidade da pele, preços, cumprimento do contratualizado/especificações.

Fornecedores de matérias auxiliares (produtos químicos)
Cumprimento dos prazos, entrega de fichas segurança, preços, qualidade dos produtos recepcionados, cumprimento do código de conduta.

Fornecedores de matérias subsidiárias
Cumprimento dos prazos, assistência prestada, preços, sensibilização ambiental, cumprimento das normas ambientais de CB.

Subcontratados
Cumprimento dos prazos, disponibilidade de deslocação à fábrica, cumprimento das especificações, cumprimento do código de conduta.

Duas coleções ano

Cada colecção inspirada pelo desafio e o sonho de nunca aceitar os limites, mas ir para além deles

Investigação & Desenvolvimento

Ir de encontro às suas necessidades e expectativas

Num mercado em constante mutação qualquer organização que pretenda vingar tem que ter uma postura de constante inovação e elevada flexibilidade.

Em Curtumes Boaventura encontra uma equipa habituada a satisfazer os mais diversos requisitos dos Clientes, apresentando soluções inovadoras num espaço de tempo reconhecidamente reduzido.

Também a nível ambiental temos vindo a implementar tecnologias cada vez mais amigas do ambiente de forma a permitir o desenvolvimento sustentado da organização, em harmonia com o meio ambiente e a sociedade envolvente.

Os Nossos Projetos

Sabendo que só recorrendo à melhor tecnologia se pode superar os desafios mais exigentes, participamos activamente em projectos de inovação para a indústria de curtumes.

As nossas distinções e certificados

As nossas unidades produtivas estão dotadas de um layout optimizado e de tecnologia de ponta, proporcionando aos nossos colaboradores as melhores condições de trabalho, conduzindo a um melhor desempenho e contribuindo para a obtenção de um produto final de melhor qualidade.

O couro muda continuamente e dura uma vida

Os nossos produtos

O couro muda continuamente e dura uma vida

O couro está sempre na moda. As suas características de durabilidade, conforto e maleabilidade garantem-lhe uma preferência intemporal.

Os mais diversos sectores de actividade exigem ao couro a necessidade de se reinventar continuamente em inúmeras aplicações, mantendo sempre as suas qualidades.

É um dinamismo ímpar que ilustra a nossa capacidade de inovação e produção industrial num mercado constantemente à procura das melhores soluções. Mantemos o couro vivo, para que este se mantenha sempre um clássico do futuro.

As nossas Exibições